Tudo que você precisa saber para morar e trabalhar no país nórdico.
Se você é estrangeiro e quer encontrar um emprego na Dinamarca não é fácil, mas pode ser feito. Depende muito do que você pode fazer.
A Dinamarca é um país nórdico da Europa setentrional e membro sênior do Reino da Dinamarca. É o mais meridional dos países nórdicos, a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega, delimitado no sul pela Alemanha.
As fronteiras da Dinamarca estão no Mar Báltico e no Mar do Norte. O país é composto por uma grande península, a Jutlândia, e 443 ilhas, das quais 78 habitadas, com destaque para a Zelândia (Sjælland), Funen (Fyn), Vendsyssel-Thy, Lolland, Falster e Bornholm, assim como centenas de ilhas menores, muitas vezes referidas como o Arquipélago Dinamarquês e o seu idioma é o dinamarquês, é próxima do sueco e do norueguês.
Sobre trabalhar na Dinamarca:
Para trabalhar na Dinamarca é preciso falar inglês intermediário ou fluente e consequentemente aprender a língua dinamarquesa. Sair do Brasil para outro país sempre sera um grande desafio na vida de qualquer pessoa, mas lembre-se que a Dinamarca conta com a melhor qualidade de vida que você poderá ter.
Segue abaixo algumas dicas que você deve saber:
1 - Providencie o visto
O brasileiro, que tem interesse em viajar para a Dinamarca na condição de turista, não precisa se preocupar com a emissão de visto. Esse benefício existe graças ao Tratado de Schengen.
O turista brasileiro só precisa comprovar que possui recursos financeiros para se manter na Dinamarca, durante o período de no máximo 90 dias.
Quem tem a intenção de permanecer na Dinamarca por mais de três meses precisa cumprir com alguns requisitos básicos, como ter um emprego remunerado, possuir um negócio ou ser estudante. Somente assim o estrangeiro pode pedir autorização de residência no país.
As permissões de residência para estrangeiros são concedidas em quatro casos: trabalho, estudos, imigração familiar ou Au Pair. Somente após seis anos morando legalmente no país é possível dar entrada no visto de residência permanente.
2 - Sobre o salário na Dinamarca
A remuneração depende da SUA atividade laboral e dos acordos com os sindicatos, que na Dinamarca têm uma influência muito grande. O salário é pago à hora e varia entre as 100 e as 120 coroas (1 euros equivale a 7,50 DKK). Na prática, o salário mínimo ronda os 1800 euros brutos e o salário médio os 2700 euros.
3 - Prepare-se para pagar impostos
Se você acha que as taxas de imposto no Brasil são altas, na Dinamarca as taxas de impostos chegam a 50% do salário bruto, esses impostos são revertido na saúde pública e educação no país (Dá gosto de pagar os 50%, porque você vê o retorno).
4 - Vantagens de morar na Dinamarca
Entre as vantagens de se morar na Dinamarca estão a qualidade de vida, a confiança nas pessoas (é o menos corrupto mundo), os altos salários, estar na Europa e poder viajar pelo continente, a infraestrutura e o altíssimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
5 - Cadastre-se em sites de empregos online
Vou listar aqui abaixo os sites mais acessados para cadastro e busca de empregos, preencha suas informações devidamente correta e sempre atualize seu cadastro para evitar possíveis transtorno de informação.
6 – Doe algum tempo para trabalhos voluntário
Na Dinamarca assim como na maioria dos países, os contatos são muito importantes, então se preocupe em fazer amigos, ser simpático com as pessoas da vizinhança, da padaria, da academia e tenha tempo para jogar conversa fora. Os dinamarqueses também valorizam muito o trabalho voluntário. Comece a ajudar alguma instituição e leve o trabalho voluntário a sério, cumpra os horários e esteja envolvido.
Outra dica importante para trabalhar no exterior é não ter vergonha de descer de patamar e começar de baixo. Como na Dinamarca há menos desigualdade social, um trabalhador de supermercado ou um eletricista ganha quase como um engenheiro ou até mesmo um deputado.